sexta-feira, 28 de maio de 2010

Vereadores de Itaquá Solicitam Informações

BRAS SANTOS
De Itaquá

A Comissão Temporária do Transporte, formada no início desse mês na Câmara de Itaquaquecetuba, espera receber até a próxima sexta-feira os documentos solicitados à prefeitura e também à empresa Julio Simões (cujo nome está sendo alterado para CS Brasil). A comissão, comandada pelo vereador Rolgaciano Fernandes de Almeida (PSDC), quer ter acesso a detalhes técnicos do contrato de prestação de serviços firmado entre o Executivo e a empresa, especializada em transportes de passageiros, de cargas e limpeza urbana. "Os vereadores têm recebido muitas reclamações da população sobre o atendimento prestado pela concessionária do transporte público em nossa cidade. Por isso queremos saber o que está escrito no contrato sobre os horários e itinerários. Essa documentação deve chegar até o final dessa semana.

Com os dados, a comissão poderá ir às ruas e saber exatamente por que a população está reclamando tanto", disse o presidente da comissão. Um dos problemas do serviço prestado pela empresa concessionária, segundo a comissão, é a sobrecarga a qual estariam sendo expostos os motoristas que conduzem os chamados microônibus. "Existe uma lei municipal de 2009 que determinou a contratação do segundo funcionário para todos os coletivos da empresa que circulam na cidade. Essa lei não está sendo seguida e causa problemas no trânsito, além de prejudicar os passageiros", acrescentou Almeida.

Prefeitura
O secretário de Transportes de Itaquá, Wander Fernandes, disse à reportagem que ainda não recebeu qualquer determinação da prefeitura para a apresentação do contrato aos vereadores: "Esse pedido (feito pela comissão da Câmara) deverá chegar primeiro ao prefeito (Armando da Farmácia - PR) que poderá determinar à Secretaria de Transportes que o encaminhe aos vereadores. Mas não tenho qualquer problema em falar sobre o transporte coletivo em Itaquá", afirmou o secretário. Fernandes observou que a administração recebe poucas reclamações de usuários. "No máximo uma por semana", ressaltou.

Ele comentou também que a lei que obrigava a concessionária a manter motorista e cobrador em todos os coletivos foi revogada pela própria Câmara. A Julio Simões, dona da concessão do transporte coletivo em Itaquá, deverá se manifestar hoje sobre as cobranças dos vereadores. Em Itaquá a concessionária transporta cerca de 1,2 milhão de pessoas por mês em 17 linhas municipais. A passagem custa R$ 2,50 e o contrato foi prorrogado até 2016.

*Fonte: Diário do Alto Tietê

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Fique a Vontade!