quinta-feira, 30 de abril de 2009

Prefeito de Guarulhos Assina Decreto Que Garante Empregos de Cobradores de Ônibus

Almeida assina decreto que garante emprego de cobradores de ônibus

Durante evento que reuniu representantes sindicais da cidade, o prefeito Sebastião Almeida assinou nesta quarta-feira, dia 29, um decreto que determina, a partir de 1º de maio, que nenhum novo ônibus poderá circular sem cobrador. Além disso, estabelece que as empresas de transporte coletivo terão o prazo máximo de 180 dias, desde a publicação do decreto, para adaptar o restante da frota à medida.

Almeida disse que essa era uma reivindicação antiga da categoria e vem ao encontro de um projeto de lei de autoria da vereadora Luiz Cordeiro (PCdoB), de 2002, aprovado pela Câmara. “O motorista não pode, ao mesmo tempo, dirigir, dar o troco e atender bem o usuário. Por isso, essa iniciativa, somada à criação do Bilhete Único (em fase de estudos) visa tornar o sistema de transporte público de Guarulhos mais eficiente, além de garantir mais respeito aos usuários de ônibus".

O secretário de Transportes e Trânsito, José Evaldo Gonçalo, revelou que a medida vai garantir a geração de cerca de 650 novos empregos até outubro. Para ele, haverá um aumento de despesas por parte das empresas, mas o custo terá de ser absorvido pelo sistema.

Cidade Privilegiada

O prefeito Sebastião Almeida aproveitou a oportunidade para enumerar as várias iniciativas do governo federal para minimizar os efeitos da crise econômica que, desde o final do ano passado, tem afetado o mundo inteiro. Segundo ele, deve-se louvar a relação direta estabelecida com as prefeituras para o envio de recursos, coisa que não acontecia antes. A ampliação dos repasses do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê investimentos da ordem de R$ 99 bilhões para o Estado de São Paulo este ano, também mereceu destaque por parte do prefeito. “Sem contar a ampliação da porcentagem de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que passou de 22,5% para 23,5%”, destacou.

Almeida ressaltou que, em meio à crise, Guarulhos consegue se sair melhor do que outros municípios, pelo fato de contar com um parque industrial diversificado. Por isso, ele comemorou que muitos setores tenham voltado a contratar trabalhadores depois das demissões verificadas nos últimos meses. Como contribuição nesse sentido, o prefeito anunciou o decreto dos cobradores e outras medidas, como o alongamento do prazo para pagamento dos débitos com a municipalidade, de 50 para 72 meses. Outra iniciativa é a ampliação da gratificação de difícil provimento para os médicos que atendem pelo sistema de saúde do município, de 10% para 30%. “Dessa forma, estaremos fazendo uma importante correção, além de garantir melhor
atendimento à população com bons profissionais”, ponderou.


***FONTE: Prefeitura Municipal de Guarulhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Fique a Vontade!