segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Indonésia planeja preservar florestas para emitir menos CO2

Um estudo governamental divulgado nesta segunda-feira (18) na Indonésia pelo jornal The Jakarta Post, diz que o país reduzirá suas emissões de CO2 (dióxido de carbono) em até 37%, se conter a transformação de florestas em plantações. O documento da Agência Nacional de Planejamento do Desenvolvimento (Bappenas) recomenda ao Executivo que imponha um congelamento imediato às concessões de terras em áreas florestais ricas em carvão e que estabeleça um programa para trocar terrenos cedidos a plantações por outros em áreas de menor valor ecológico.

Basah Hernowo, diretor da conservação de florestas e recursos aquíferos da Bappenas, comentou sobre a possibilidade de redução.

- A troca de terrenos e a revisão do planejamento territorial para conservar as áreas de carvão poderia representar uma potencial redução de emissões de até 37%.

O presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, comprometeu-se antes da cúpula de Copenhague, realizada em dezembro na Dinamarca, a reduzir as emissões de seu país até 41%, se recebesse financiamento internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Fique a Vontade!