terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Itaquá Tem 120 Desabrigados

Moradores de Itaquá voltaram a ser duramente castigados pelas chuvas que atingiram a cidade no domingo e na tarde de ontem. O temporal causou o transbordamento do rio Tietê em vários pontos e fez aumentar o número de bairros, ruas e residências alagadas. Até o final da tarde de ontem, cerca de 120 pessoas que ficaram sem ter onde morar estavam abrigadas no Ginásio Municipal de Esportes Sumiyoshi Nakaharada, que fica na Vila Japão.
.
A maioria dos desabrigados residia nos bairros Vila Maria Augusta, Jardim Mirai e Vila Mascaranhas. Esses locais ficam próximos às margens do Tietê, que desde dezembro já transbordou pelo menos cinco vezes. Por volta das 16 horas, várias ruas da Maria Augusta, das vilas Sônia e Japão e de outros bairros estavam debaixo d´ água. Às 17h30, a Assessoria de Imprensa do prefeito Armando Tavares Filho (PR), o Armando da Farmácia, informou que a Defesa Civil estava atendendo ocorrências de alagamentos no Parque Residencial Marengo. Moradores deste local, que faz divisa com Suzano, ligaram para o DAT para dizer que um deslizamento de terra na rua Otto Maria teria deixado pelo menos uma vítima. Até o fechamento desta edição, a Defesa Civil não confirmou a informação.
.
Caos e transtornos
O número de famílias abrigadas no ginásio de esportes de Itaquá é o maior desde o início das chuvas, que levaram a prefeitura a cancelar o carnaval e a 1ª Festa Nordestina do município. No início da tarde, a reportagem do DAT tentou chegar ao ginásio para conversar com os moradores desabrigados, mas a chuva forte que caiu no município até o começo da noite praticamente isolou o prédio. O acesso conhecido como "Buraco do Gibi", que é o principal da área central da cidade para o centro esportivo e à Vila Japão, ficou alagado.
.
Na Vila Maria Augusta, o transbordamento do Tietê inundou a rua Tiradentes na entrada do viaduto que passa sobre o rio. A avenida Mário Covas também registrou pontos de alagamento. No centro da cidade, o trânsito praticamente parou entre as 15 e 17 horas. Vários pontos de ônibus ficaram cheios de pessoas encharcadas e assustadas com a intensidade e duração da chuva. Foi mais uma tarde e noite de caos em Itaquá.
.
*Fonte: Diário do Alto Tietê

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Fique a Vontade!