sábado, 10 de julho de 2010

ADRAT Fará Seminário Para Discutir Trecho Leste do Rodoanel


A Agência de Desenvolvimento Regional do Alto Tietê (ADRAT) fará um seminário para discutir os impactos que a construção do trecho Leste do Rodoanel trará para a região. O evento está previsto para acontecer no início de setembro, com data e local ainda a serem definidos pela diretoria da entidade.

Segundo o diretor financeiro, Jair Pedrosa, o objetivo é discutir a questão dos impactos que a obra vai causar no sistema viário e levantar a possibilidade de compensação ambiental para minimizá-los.

Ele afirma que a entidade conversará com os prefeitos de Poá, Itaquá e Suzano para fechar uma agenda em comum e convidará também integrantes do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), do qual o prefeito de Arujá Abel Larini é o presidente, além de técnicos do Dersa e responsáveis pela obra.

A diretoria também pretende convidar o Consórcio Intermunicipal do ABC, já que no trecho Sul do Rodoanel eles fizeram várias reuniões e conseguiram algumas obras de compensação. Assim os representantes do consórcio do ABC poderão trazer informações importantes sobre o trâmite da obra lá.

O seminário da ADRAT deve ocorrer em Poá ou Suzano. O local e a data exata serão definidos na reunião mensal da diretoria a ser realizada no final de julho.

Rodoanel
O Rodoanel Mário Covas (SP-21) é uma autoestrada de 177 quilômetros, duas pistas e seis faixas de rodagem que está sendo construída em torno da Região Metropolitana de São Paulo, na tentativa de aliviar o intenso tráfego de caminhões do norte e sul do Brasil. Sua execução foi dividida em quatro trechos, Oeste, Sul, Leste e Norte.

Metade da via foi entregue até o momento, o que corresponde aos trechos Oeste e Sul. O início das obras do trecho Leste (45 km) está previsto para fevereiro de 2011. Seu projeto prevê a passagem deste trecho pelos municípios de Ribeirão Pires, Mauá, Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Poá e Itaquaquecetuba.

Servirá como ligação entre as rodovias que servem a Baixada Santista como a Ayrton Senna e Via Dutra, desafogando o tráfego das Avenidas Juntas Provisórias, Anhaia Melo e Salim Farah Maluf, que cortam os bairros do Ipiranga, Vila Prudente e Tatuapé em São Paulo.

O único acesso ao trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (com exceção das interligações com as outras rodovias), ficará no município de Poá, onde haverá a interligação com a SP-66 e saída para o município de Suzano.

Sobre a ADRAT
A Agência de Desenvolvimento Regional do Alto Tietê (ADRAT) é uma entidade privada sem fins lucrativos criada em 2007 para promover e disseminar práticas e projetos de cooperação de desenvolvimento sustentável, econômico e social na Região do Alto Tietê.

Organizada pela sociedade civil, a ADRAT é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e foi constituída com o objetivo de auxiliar Prefeituras e outros órgãos públicos da Região do Alto Tietê no desenvolvimento sustentável, econômico e social.

Representa os 11 municípios do Alto Tietê, que engloba, originalmente as cidades: Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.

*Fonte: Jornal da Cidade de Arujá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Fique a Vontade!