domingo, 25 de julho de 2010

Brasil, Irã e Turquia voltam a discutir acordo nuclear no domingo

Os ministros de Relações Exteriores do Irã, Brasil e Turquia vão se reunir amanhã para discutir a proposta de troca de combustível nuclear que haviam fechado em maio, informou neste sábado, 24, o ministério de Relações Exteriores do Irã.
Veja também:

   
O ministro iraniano de Relações Exteriores, Manuchehr Mottaki, se reunirá com seus colegas brasileiro, Celso Amorim, e turco, Ahmet Davutoglu, "em Istambul amanhã pela manhã para falar dos items relacionados com a Declaração de Teerã sobre a troca de urânio", disse o porta-voz da chancelaria iraniana, Ramin Mehmanparast, citado pela agência Irna.
No dia 17 de maio, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Mahmoud Ahmadinejad, do Irã, além do primeiro-ministro da Turquia, Tayyip Erdogan, fecharam o acordo para que 1.200 kg de urânio iraniano levemente enriquecido fossem enviados ao território turco e, em troca, o país receberia 120 kg do produto enriquecido a 20% no prazo de um ano.
Logo após o anúncio do acordo, no entanto, foi aprovada uma quarta rodada de sanções ao Irã pelo Conselho de Segurança da ONU, pela recusa do país em deter certas partes de seu programa nuclear.
Para as potências ocidentais, o programa atômico iraniano tem como objetivo a construção de armas nucleares, o que Teerã nega insistentemente.
O chefe da Organização de Energia Atômica iraniana, Alí Akbar Salehi, declarou neste sábado que Teerã havia preparado uma resposta às perguntas do grupo de Viena sobre vários pontos da Declaração de Teerã.
Segundo ele, a resposta do Irã seria "uma resposta geral, mas a resposta técnica às suas perguntas será dada provavelmente durante uma reunião com o grupo de Viena", cuja data e local não foram precisados.
Uma diplomata turca que pediu anonimato confirmou a reunião de domingo entre os chanceleres do Irã, Brasil e Turquia, que almoçarão juntos.
"Serão tratados os temas nucleares. Seu objetivo é mostrar que as iniciativas diplomáticas continuam" para encontrar uma solução para o impasse do programa nuclear iraniano.
Ainda não se sabe se haverá uma coletiva de imprensa após a reunião, de acordo com a fonte.
Atualizado às 23h11 com informações da AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Fique a Vontade!