terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Índice de radiação ultravioleta deve chegar ao máximo em SP nesta terça

O índice de radiação ultravioleta solar deve chegar ao máximo nesta terça-feira (23) em São Paulo, segundo previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A escala que mede a radiação ultravioleta emitida pelo sol que chega à superfície terrestre vai de 1 a 14.

Entre esta terça e sexta-feira (26), o índice deve chegar a 14 todos os dias. A exposição prolongada aos raios pode causar problemas de saúde, como câncer de pele. De acordo com a divisão estabelecida pelo Cptec, o índice de raios UV é considerado baixo entre 1 e 2, quando as pessoas podem permanecer no sol sem problemas. Entre 3 e 5 ele é considerado moderado, e entre 6 e 7, alto. Nos dois casos, as recomendações são usar protetor solar, usar camiseta e boné ao sol e procurar sombras.


Entre o índice 8 e 10, ele é considerado muito alto. Já do 11 até o 14 ele é considerado extremo. Nesses casos, as orientações são intensificar a proteção, permanecendo na sombra e com protetor solar. A previsão dos índices é feita considerando a ausência de nuvens no céu. O índice extremo de raios UV vem acompanhado de forte calor na capital paulista. A previsão é de que a máxima chegue aos 33ºC nesta terça. Durante a tarde, há possibilidade de pancadas de chuva e até temporal na região metropolitana.

*Fonte: Portal G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Fique a Vontade!