terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Itaquá e Suzano Atrasam Cadastros do Bolsa familia

Itaquá e Suzano atrasam cadastros
.
Itaquaquecetuba e Suzano aparecem na lista do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) entre as 30 cidades do País com maior atraso no cadastramento de pessoas carentes no programa Bolsa Família. Segundo o MDS, Itaquá tem o décimo maior atraso do Brasil, e ainda precisar cadastrar 10.070 famílias. Suzano aparece na 28ª colocação, com 4.857 ainda não inclusas no programa.A Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itaquá discorda dos números do MDS. Segundo a administração municipal, no último levantamento, feito em 2006, a cidade tinha 21.192 famílias carentes, mas dessas, apenas 17.630 se enquadravam no Bolsa Família. Atualmente, o programa atende 14.515 famílias, ou seja, a demanda reprimida seria de 3.115. A prefeitura informou ainda que em breve deve fazer um novo cadastramento para atender as que não estão recebendo o auxílio.
.
A Prefeitura de Suzano informou que não houve atraso no recadastramento. Segundo a Secretaria de Comunicação Social (Secom), um mutirão foi realizado em 2009 pela Secretaria de Promoção da Cidadania e Inclusão Social para que as 4,8 mil famílias beneficiadas fossem reinseridas no Cadastro Único. Destas, 1,8 mil não foram localizadas e tiveram seus benefícios bloqueados, e outras 750 pediram voluntariamente o cancelamento por não estarem mais em situação de pobreza.
.
De acordo com a Secom, a prefeitura está em contato com o MDS para verificar o motivo da não atualização dos dados no Cadastro Único.
.
A Secom informou ainda que o cadastramento do Bolsa Família é uma ação de rotina dos funcionários do cadastro social, por isso não há contratação de empresas para esta finalidade. No que se refere ao Índice de Gestão Descentraliza (IGD), o município diz que tem atendido aos critérios estabelecidos pelo MDS e recebe recursos desde 2006, variando mensalmente de acordo com a quantidade de cadastros válidos, frequência escolar das crianças e famílias que cumpriram a condicionalidade de saúde.
.
*Fonte: Diário do Alto Tietê

Um comentário:

  1. estou desempregada e pego somente 90,00 reais do bolsa familia e pego por mês 150,00reais porque fasso uns bicos.tenho uma filha.

    ResponderExcluir

Olá! Fique a Vontade!