terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Uribe e Chávez trocam farpas em Cancun

CANCUN, México (AFP) - A criação de um grupo de países mediadores entre Colombia e Venezuela foi estabelecida na segunda-feira, após um incidente entre os presidentes dos dois países, que teria resultado em uma forte discussão na reunião de países da América Latina em Cancún, informou o chefe de Estado colombiano, Alvaro Uribe.

Pouco depois do incidente, Uribe disse à imprensa que seu governo e o da Venezuela, de Hugo Chávez, se comprometeram a "cessar as intervenções públicas que provocam danos" e a criar um grupo de países amigos "que ajudem a superar as diferenças".

Segundo uma fonte colombiana, que pediu anonimato, o incidente aconteceu durante o almoço privado dos presidentes, quando Uribe criticou a Chávez um suposto embargo comercial aplicado a produtos que a Colômbia vendia tradicionalmente para a Venezuela.

Chávez teria respondido com a acusação de que sua vida correu perigo supostamente por causa de grupos de até 300 paramilitares que viriam da Colômbia para cometer o assassinato.
"Uribe se queixou com Chávez do embargo comercial de seu país a Colômbia. Esta queixa não agradou Chávez, que agiu como vítima, acusou a Colômbia de mandar matá-lo por meio de paramilitares e ameaçou se retirar da reunião", afirmou à AFP uma fonte diplomática colombiana que pediu anonimato.


"Seja homem. Estes temas se discutem nestes fóruns. Você é corajoso para falar a distância e covarde para falar de frente", teria respondido Uribe quando Chávez ameaçou abandonar o encontro.


Neste momento entraram em ação alguns presidentes para acalmar os ânimos. Segundo uma fonte da delegação mexicana, na mesa também estavam os presidentes do Brasil, México, Chile, Dominica, Jamaica, Argentina e Cuba.

Posteriormente todos os presidentes se reuniram primeiro com Uribe e depois com Chávez e estabeleceram o grupo de mediação.

Nenhuma fonte venezuelana comentou o assunto.

*Fonte: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Fique a Vontade!